Maconha Mofada: O que Fazer e Como Proteger a sua Cannabis

Identificação de fungos do mofo em folhas de cannabis

O que é o mofo

O mofo é tipo de fungo que vive em habitats escuros e úmidos, para que ele se reproduza é necessário 3 coisas:

 

Umidade, oxigênio e nutrientes.

 

Ou seja, materiais orgânicos como a maconha são terrenos férteis para os mofos.

 

O mofo é super importante para o ecossistema pois decompõe o material vegetal morto do ambiente e é uma fonte de renovação de nutrientes para o solo.

Mas não é isso que estamos buscando.

Além do mau cheiro, o mofo pode causar vários tipos de probelmas de saúde se ingeridos ou inalados pelo ser humano: desde pequenas alergias a complicações fatais. Evite…

 

Tipos de mofo mais comuns na cannabis

  • Oídio, o famoso powdery mildew, ou PM

Fungo Oidio em uma Folha de Cannabis

O oídio é um tipo de fungo que surge na forma de um pó branco fosco por cima das folhas e botões da cannabis. A primeira vista esse mofo pode ser parecido com tricomas canábicos mas com uma olhar mais atento é possível perceber as diferenças (tricomas brilham). Se você identificar este mofo nas suas plantas, retire e descarte todo o material afetado para evitar contaminações cruzadas. 

  • Botrytis Cinerea (Mofo Cinza)

Buds de Maconha cobertos por uma camada de mofo cinza

O Botrytis Cinerea ou Mofo Cinza, ao contrário do Oídio se desenvolve no interior dos botões das flores de maconha e é bastante comum de acontecer se o ambiente for muito úmido ou a planta estiver com alta atividade de água. Os principais sintomas de que sua planta está com o mofo cinza são: amolecimento da planta; folhas mortas e com aspecto de comida podre. Este tipo de mofo é causado pela umidade e não se espalha no ar, se encontra-lo apenas remova a parte afetada, deixe secar no sol e já está limpo.

 

Como o mofo se desenvolve?

Por ser de origem orgânica, o mofo se desenvolve facilmente nas plantas de maconha; estejam elas plantadas ou colhidas. 

 

Basta o ambiente ser quente, úmido e contar com baixa luminosidade

 

O mofo se multiplica através dos seus esporos que são lançados pelo ar. Quanto mais tempo ele estiver presente, maior a colônia de fungos e o seus riscos de contaminação.

 

Os Perigos do Mofo na Maconha para a Saúde

Ingerir o mofo realmente faz mal a saúde? Bem, nem todos como no caso do queijo gorgonzola por exemplo, mas existem alguns tipos de mofo que podem ser fatais.

 

Se mesmo sabendo destes riscos você acabar consumindo maconha mofada por qualquer motivo, os sintomas mais frequentes de intoxicação são:

 

  • Náuseas;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade de respirar;
  • Vertigem;
  • Tosses;
  • Espirros;
  • Vômito

 

Como Evitar que a Maconha Mofe

Se você é um grower, um usuário comum ou apenas um curioso sobre como evitar que sua maconha fique mofada, siga as dicas a seguir e explore o máximo potencial da erva.

 

Prevenção do mofo no plantio

Se você plantar maconha, a melhor solução para prevenir o mofo é ter um grow indoor. Os benefícios de uma estufa para a saúde da sua planta são vários pois você tem temperatura, umidade e ventilação controladas e isso dificulta muito a aparição de fungos e mofos.

 

Em uma plantação aberta (grow outdoor), você está sujeito as variações do ambiente como clima, tempo e animais silvestres que podem trazer doenças para suas plantinhas.

 

As dicas para evitar mofo no seu pé de maconha são os mesmos para os dois tipos de cultivo:

 

  • Podar as suas plantas e deixar espaço para o fluxo de ar.
  • Quantidade de água certa e nos horários certos.
  • Usar nutrientes e substratos na porção recomendada.

 

Outras formas úteis de se evitar o mofo na cannabis é escolher strains de maconha que são geneticamente mais resistentes as doenças e no caso de um grow outdoor, depois de fortes chuvas é interessante sacudir o caule das mudas para retirar o excesso de água nas folhas.

 

O mofo é responsável pela perca de plantações inteiras de maconha na Califórnia todos os anos, então para não acontecer a mesma coisa com suas plantinhas, é melhor ficar de olho.



Prevenção do mofo no produto final

A maconha quando curada e seca de maneira correta raramente vai embolorar, seja flores ou prensado. Os mofos se desenvolvem apenas em locais com bastante umidade.

 

A melhor forma de cuidar de uma infecção é a prevenção. 

Se a sua erva está molhada ou úmida a melhor forma previnir o mofo é deixando-a em lugares quentes e bem iluminados. O Botrytis Cinerea (Mofo Cinza) só se desenvolve em ambientes com a temperatura entre 13°C e 21°C.

 

Onde guardar sua cannabis

Se você já tem sua cannabis seca e pronta para o consumo, o melhor jeito de guardar sua maconha e evitar o mofo é:

1 – Silicone e Dessecantes: Os containers de silicone ou famosos slick são os ideais para guardar sua cannabis. Por ser uma material dessecante e extra-seco os potes de silicone absorvem a umidade e mantém a sua maconha ou extrações novinhos em folha.

2 – Pote de Vidro: Potes de vidro são ótimos para guardar a cannabis (até pote de geléia serve). Você consegue potencializar os efeitos da armazenagem utilizando vidros escuros ou opacos e mantendo seu material em um ambiente escuro.

3 – Aço Inoxidável: As caixas de aço inoxidável por serem impermeáveis protegem muito bem suas flores. Procure por potes de aço que possuam vedação e travamento na tampa para evitar imprevistos indesejáveis.

4 – Embalagens à vácuo: O oxigênio é oxidante e pode comprometer a qualidade de suas buds secas. Conseguir uma embalagem à vácuo pode aumentar consideravelmente o prazo de validade da erva.

5 – Recipientes Plásticos: as embalagens plásticas mais populares para guardar maconha são os ziploc. Por não terem odor e serem bem baratos a maioria das pessoas utiliza como forma de guardar sua maconha. A grande desvantagem em usar um ziploc para guardar sua cannabis é que esses plásticos são bem frágeis e podem se rasgar facilmente.



Como salvar o prensado mofado?

Você sabia que o Brasil é o país que mais consome maconha prensada no mundo? É muito facil encontrar um prensado mofado pelas faltas de manejo em relação a produção, armazenagem e distribuição da erva. Para salvar o seu prensado mofado você deve retirar a parte mofada e lavar toda a sua maconha em água quente. Após este procedimento bastar você colocar para curar em um local seco e arejado. Depois de 2-3 dias seu prensado mofado já está pronto para ser utilizado.




Haxixe Mofado

Diversos fatores são responsáveis por deixar um haxixe mofado. Você pode ter feito uma armazenagem errada ou até mesmo as próprias plantas que foram utilizadas para se extrair o haxixe poderiam estar contaminadas. De qualquer forma se você tem um haxixe mofado o melhor a se fazer é retirar a parte estragada e esperar para ver se o mofo não volta.



Vale a pena tirar o mofo da maconha?

Se você perguntar para maconheiros médios, 9 entre 10 pessoas vão te responder que basta você cortar a parte mofada que sua maconha já está segura para ser usada. Mas esta prática é completamente errada e perigosa. 

 

Os fungos são visíveis ao olho humano apenas quando sua colônia já está enorme, e mesmo antes de aparecer eles já podem fazer mal para nossa saúde. Além disso eles se espalham pelo ambiente, contaminando todo o local.

 

A recomendação final é remover todo o material mofado, descartar em local adequado e sanitizar todo o ambiente ou as mãos.

 

O que fazer quando a maconha está mofada?

Se sua maconha ou planta de cannabis estiver mofada, descarte todo o material e sanitize o ambiente para evitar que os fungos se espalhem para outros locais.

 

Mas…

 

Nós sabemos que nem todas as pessoas tem acesso e recursos para seguir a recomendação de segurança e descartar o material. Nestes casos siga as alternativas:

 

Pé de Maconha: 

Retirar a parte contaminada através de poda e limpeza e aguardar para ver se os fungos não voltam. 

 

Maconha in Natura: 

Retirar a parte mofada e lavar a maconha; depois de fazer o processo de secagem adequadamente; armazene a sua maconha em um pote hermético e seco.



Faz mal fumar mofo?

Definitivamente não é saudável fumar maconha estragada nem apenas uma vez, no longo prazo os prejuízos da prática podem ser severos. Amenize os problemas, reduza os danos e seja consciente.

Compartilhe o Artigo

Picture of MangaRosa

MangaRosa

Scroll to Top